Integrante do Conselho de Catedráticos do IIEDE, o jurista espanhol José Luís Piñar Mañas é uma das maiores autoridades globais na temática da proteção de dados, tendo ocupado o cargo de diretor da Agência Espanhola de Proteção de Dados e vice-presidente do Grupo Europeu de Autoridades de Proteção de Dados, além de presidente e fundador da Rede Ibero-americana de Proteção de Dados.
É coordenador do Conselho da Cátedra de Governança de Dados do Google da UE Sul, CEU-Universidade San Pablo, Madrid, instituição na qual é titular da cátedra de Direito Administrativo.
Entre 2005 e 2007, foi professor adjunto de Direito na universidade norte-americana de Georgetown, uma das mais conceituadas do planeta.
Entre suas principais contribuições doutrinárias ao tema da proteção de dados no ambiente digital, destaca-se “Regulamento Geral de Proteção de Dados. Rumo a um Novo Modelo Europeu de Privacidade”, publicado em 2016.
José Luís Piñar Mañas, que se doutorou em Direito pela Universidade Complutense de Madri, possui extensa produção doutrinária, dialogando com diversos temas, entre eles o Direito Ambiental. Confira uma amostra de seus artigos:
1) MAÑAS, José Luis Piñar. El derecho fundamental a la protección de datos personales. Algunos retos de presente y futuro. Asamblea. Revista parlamentaria de la Asamblea de Madrid, n. 13, p. 21-46, 2005.
R.13.+Jose+Luis+Pinhar+Manhas2) MAÑAS, José Luis Piñar. La Administración periférica civil del Estado. Revista de administración pública, n. 100, p. 1899-1941, 1983.
Dialnet-LaAdministracionPerifericaCivilDelEstado-50625533) MAÑAS, José Luis Piñar. Protección del medio ambiente y desarrollo sostenible. 2002.
Proteccion_J_L_Piñar_Lecc_Mag_USPCEU_20024) MAÑAS, José Luis Piñar. El derecho de fundación como derecho fundamental. Derecho Privado y Constitución, n. 9, p. 147-184, 1996.
Dialnet-ElDerechoDeFundacionComoDerechoFundamental-181975