Na concepção do IIEDE, García de Enterría foi decisivo com seu prestígio para a reunião de inúmeros Catedráticos espanhóis. Desse esforço o IIEDE colhe os frutos frutos até até os dias de hoje, como demonstramos em anos recentes, de pandemia, com eventos como o Seminário Internacional de Direito Administrativo em Homenagem ao Catedrático Tomás Ramón Fernández,
promovido em 2021 com farta participação de administrativistas ali reunidos para homenagear Ramón Fernández, mas também entrelaçados pelo apreço ao legado de García de Enterría.
Na formulação e início das atividades do IIEDE, García de Enterría foi presidente de honra e principal homenageado de nosso seminário de estréia, que já conta 21 anos, denominado “O Novo Direito do Estado”. Naquela ocasião, o catedrático veio ao Brasil e recebeu o doutorado honoris causa pela UFRGS das mãos da então reitora Wrana Maria Panizzi, ocasião em que palestraram no evento os juristas Gilmar Mendes e Luis Roberto Barroso, entre outros juristas.
Durante os dez anos seguintes, se manteve ativo nas atividades do Instituto, ajudando a agregar pensadores espanhóis ao nosso Conselho de Catedráticos, especialmente pelo trabalho que desempenhava nas reuniões anuais de sua Escola de Catedráticos, sempre reunida em alguma cidade da Espanha. Nesses encontros, havia rituais para celebração dos novos catedráticos espanhóis, almoços, jantares e caminhadas, além de debates e diálogos sobre grandes temas do Direito
Administrativo contemporâneo.
Por ocasião do centenário do nascimento de Eduardo García de Enterría, celebrado em 2023, Fábio Medina Osório, presidente do IIEDE, publicou o artigo “Centenário do professor Eduardo García de Enterría, um guardião da democracia espanhola”.