Belo Horizonte (MG) sediou entre os dias 27 e 29/9 o XXII Congresso Nacional do Ministério Público, promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e pela Associação Mineira do Mistério Público (AMMP) no Centro de Convenções do Hotel Mercure Lourdes.
Fábio Medina Osório, presidente do IIEDE e membro do MP-RS de 1992 a 2006 e tradicional colaborador do Congresso com suas teses e conferências, ministrou em 29/9 palestra denominada “Regras de Compliance no mundo corporativo”, na companhia de Renata Willens Longo Ferrari, Diretora Jurídica da CBMM, em mesa presidida pelo promotor de Justiça Roberto Livianu.
Medina Osório defendeu a implementação de programas de compliance efetivo no ambiente empresarial brasileiro. “É necessária a consolidação de uma verdadeira cultura de probidade. Não é mais possível admitir programas de compliance de fachada, sem a devida autonomia do compliance officer”, afirmou, lembrando ainda que para a agenda da economia caminhar positivamente, a agenda anticorrupção precisa caminhar conjuntamente.