A Câmara Municipal de vereadores entregou no final da tarde desta sexta-feira (27/3), o titulo de Cidadão Honorário de Porto Alegre ao advogado Fábio Medina Osório, proposto pelo vereador Professor Garcia (PMDB). O homenageado tem 46 anos, é natural de Porto Alegre e filho do médico José Silveira Osório e da professora Ivone Medina Osório. Estudou nos Colégios Mãe de Deus e Rosário e Odila Gay da Fonseca. É formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Medina Osório ingressou no Ministério Público em 1991, assumindo a Comarca de Torres, atuando ainda em Uruguaiana, São Jerônimo e Porto Alegre. Foi promotor de Justiça substituto nas Comarcas de Capão da Canoa, Tramandaí, Itaqui, São Borja, Alvorada, Butiá. Foi professor na Ulbra, Unisinos e PUC e nos cursos de mestrado e doutorado na Faculdade de Direito da UFRGS. Em janeiro de 2006, após 14 anos no Ministério Público gaúcho, trocou o serviço público pelo privado, se exonerando da função de Promotor de Justiça para ingressar como diretor da Cia. Bozano.
Professor Garcia disse que Medina Osório contribuiu muito para “um campo do saber”, destacando a sua trajetória na carreira do Direito por, entre suas contribuições, “trazer ao Brasil um novo conceito de direito administrativo e um especialista em probidade administrativa”.
Lembrou que a homenagem não seria completa se não fosse homenageada a esposa Patrícia Osório e os filhos Matheus e Maria Fernanda. Concluiu dizendo que os verdadeiros valores estão na família na sociedade e na defesa dos valores fundamentais. “esta é a essência da vida” finalizou.
Homenageado – disse que a homenagem é um estimulo para que se possa trabalhar cada vez mais pela sociedade. “Não chegamos a lugar nenhum sem as pessoas que nos querem bem”, agradecendo de maneira especial o apoio que tem recebido dos amigos e familiares. Destacou que a homenagem ocorre justamente na semana em que Porto Alegre completa 243 anos “pela qual sou apaixonado e que é motivo de orgulho aos gaúchos”.
Vereadores
João Carlos Nedel (PP). Entende que o trabalho de Medina Osório serve como subsídios para a conduta dos 36 vereadores de Porto Alegre.
Márcio Bins Ely (PDT), entende que a manifestação dos vereadores representa a grande maioria dos Portoalegrenses “por nossa representação na Câmara”.
Dr. Thiago Duarte (PDT), disse que se inclui no histórico e Medina Osório pela contribuição que ele deu, via Secretaria de Segurança Pública, para o aparelhamento do Instituto Geral de Perícias da qual Dr. Thiago faz parte como médico legista.
Reginaldo Pujol (DEM), reconheceu a escolha de Medina Osório por “conhecer os dois lados do balcão”, referindo-se a opção que fez em trocar o serviço público pela iniciativa privada. Desejou sucesso ao homenageado que agora faz parte do Conselho de Cidadãos de Porto Alegre.
Também participaram da sessão, que foi presidida pelo vereador Valdir Canal (PRB), a ex-governadora Yeda Crussius, o prefeito de Canoas Jairo Jorge e a procuradora do Município Bethania Flach, representando o Executivo.