Vicente Falconi, sócio-fundador da consultoria Falconi, ancora mesa de debates no último dia do evento, 3/10.
A apenas dois dias do primeiro turno das eleições, a edição 2014 do Movimento Falconi, evento anual que debate os rumos da economia e do empreendedorismo no país, terminou há pouco em São Paulo (SP) em clima de preocupação com os rumos brasileiros, tanto no campo econômico quanto no social. A desilusão com a entressafra de novos líderes que o Brasil passa, na visão dos palestrantes, deu a tônica do debate, assim como alertas sobre rumos equivocados da atual política econômica, manifestados por nomes de peso como Pérsio Arida, Jorge Gerdau e Marcos Lisboa, diretor vice-presidente do Insper, que não pouparam críticas à intervenção do Estado na economia e à proliferação da corrupção no aparato estatal, diante de um auditório aproximado de 800 empresários, investidores e acadêmicos.
“O Executivo, no perfil dos últimos anos, não dá mostras de que vá promover mudanças no combate à corrupção. Esta mudança tem de partir da sociedade”, defendeu Jorge Gerdau, presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau, endossado pelo economista Pérsio Arida, que defendeu a adoção de uma versão brasileira da Operação Mãos Limpas, realizada nos anos 90 pelo governo italiano e que, de tão profunda, resultou no desaparecimento após investigação de atos de improbidade de partidos tradicionais como o Democracia Cristã e o Partido Socialista. Mais otimista, Abílio Diniz, da BR Foods, apontou para soluções nas reformas política e tributária, que poderiam, em sua visão, corrigir distorções da Constituição de 1988.
No segundo dia do evento, temas como liderança e o valor da aprendizagem amenizaram o tom do debate, que contou com uma conferência do cientista social Demétrio Magnoli sobre os reflexos do cenário internacional na economia brasileira, em programação encerrada pelo acadêmico Vicente Falconi, sócio-fundador da consultoria de resultados Falconi, que concluiu: “Disciplina é respeito ao próximo. Com disciplina, todos nós iremos longe”, ensinou.