No II Boa Governança do Sistema Financeiro Nacional, o propósito do IIEDE foi o de aprofundar as reflexões sobre os temas ligados ao mercado financeiro e ao mercado de capitais. O seminário ocorreu entre os dias 4 e 5 de setembro de 2008, em São Paulo (SP).
Prestigiaram o evento as maiores lideranças públicas do Brasil nesta área, como o então presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que fez um histórico discurso de encerramento do evento (ler íntegra), às vésperas da crise de 2008 que abalou as estruturas do sistema financeiro internacional.
Também conferenciou no evento a então presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Maria Helena de Santana que assinou um convênio com o IIEDE para intercâmbio de pesquisas em vigor até hoje.
Fábio Medina Osório, presidente do IIEDE, cumprimenta Maria Helena de Santana na assinatura do convênio IIEDE/CVM, em vigor desde 2008.
Outro destaque foi o então Diretor de Fiscalização do Banco Central, Alvir Hoffmann, que também palestrou, quando abordou a governança corporativa pela perspectiva do sistema bancário. Já o conselheiro-presidente do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional à ocasião, Daniel Augusto Borges da Costa, defendeu um maior diálogo entre as políticas públicas e as práticas do setor privado.
Chamou a atenção a presença de figuras polêmicas, como Fausto de Sanctis, que na época estava presente na mídia como Juiz Federal que participou da Operação Satiagraha, e o Procurador da República Rodrigo de Grandis, que também se notabilizou pela atuação em grandes casos de políticos e empresários, e que teve como contraponto juristas de tradição liberal, como o penalista e desembargador do Rio Grande do Sul Odone Sanguiné e o jurista Luiz Flávio Gomes.