O primeiro congresso do IIEDE, O Novo Direito do Estado, aconteceu em Porto Alegre (RS) entre os dias 6 e 8 de outubro de 2003, e formalizou as tratativas que vinham de fins do ano anterior quando, ao iniciar os preparativos para a ocasião, foi escolhida em quatro acadêmicos de renome no meio jurídico a primeira diretoria do IIEDE. Assinaram o Estatuto do Instituto, como fundadores, Humberto Bergmann Ávila e Fábio Medina Osório, presidente e vice, Almiro do Couto e Silva, diretor institucional, Ana Paula Ávila, diretora financeiro-administrativa e Diogo de Figueiredo Moreira Neto, como diretor científico.
No evento,o fundador originário do Instituto, Presidente honorário Eduardo García de Enterría, recebeu o doutorado honoris causae pela UFRGS da então reitora Wrana Maria Panizzi, após magnífica “laudatio” do professor titular de Direito Constitucional Cezar Saldanha Souza Junior. (Foto abaixo)
O Novo Direito do Estado ocorreu no Hotel Plaza São Rafael, com um público estimado em 600 pessoas, entre estudantes universitários e profissionais do Direito.
O evento foi apoiado pela Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, pelo próprio Ministério Público do Rio Grande do Sul, pela UFRGS, pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), e outras grandes entidades.
Entre os palestrantes daquele evento, destacaram-se os espanhóis Eduardo García de Enterría, Lorenzo Martin Retortillo, Miguel Sanches Morón, Fernando Sainz Moreno. Do Brasil, mereceram destaque o Ministro do STF Gilmar Ferreira Mendes, o então professor e hoje Ministro do STF, Luís Roberto Barroso, o jurista Marçal Justen Filho, além dos próprios Diogo de Figueiredo Moreira Neto, Almiro do Couto e Silva, Fábio Medina Osório, Humberto Ávila, entre outros.