Mercado reduz previsões de crescimento para 2012 e 2013

Home / Notícias / Mercado reduz previsões de crescimento para 2012 e 2013

Resultado fraco no terceiro trimestre desanimou especialistas ouvidos pelo BC, que agora projetam alta de apenas 1,27% do PIB em 2012. E de 3,7% em 2013

Após o resultado desanimador da economia brasileira no terceiro trimestre do ano, o mercado financeiro derrubou as projeções de crescimento do país para 2012 e 2013. É o que mostra a pesquisa semanal Focus divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central. De acordo com o levantamento, os economistas esperam alta de 1,27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano – na pesquisa anterior, a projeção indicava alta de 1,5%. Já para 2013, a previsão de alta do PIB caiu de 3,94% para 3,7%.

Na sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informou que o PIB brasileiro cresceu apenas 0,6% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores, muito abaixo da projeção do mercado, que apontava para pelo menos 1% de alta. Os números decepcionaram e os economistas revisaram suas previsões. 

Leia mais: PIB baixo no 3º trimestre expõe ‘herança maldita’
Para FT, PIB é frustrante e Mantega ‘errou feio’    
PIB indica continuidade da recuperação, diz Tombini     
Delfim considera ‘tragédia’ PIB do terceiro trimestre

Juros e inflação – Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) também decidiu manter a taxa básica de juros do país (Selic) em 7,25% ao ano na última reunião de 2012. Analistas ouvidos pela Focus já esperavam essa decisão e mantiveram sua estimativa para a Selic neste ano e ano que vem em 7,25%. 

Já para a inflação, não houve mudanças de expectativas nesta semana. Segundo o BC, os economistas continuam apostando em 5,43% para 2012 e 5,40% para 2013. 

Leia o post anterior:
CVM descarta paralelo entre caso Eletrobras e Tractebel

Acionistas da Eletrobras estão reclamando sobre conflito de interesse da União na decisão sobre a renovação das concessões do setor...

Fechar