Brasília, 7/11/2012 – Parceira firmada entre a Telebrás e a Rede Amazônica de rádio e televisão assinada hoje em Brasília, no gabinete do ministro das Comunicações, pelo presidente da Telebras, Caio Bonilha, e o presidente da Rede Amazônica de rádio e televisão, Phelippe Daou, irá garantir maior acesso à banda larga para a Região Norte.
O Termo de Cooperação Técnica prevê o compartilhamento de infraestrutura construída pela Rede Amazônica a fim de levar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) à população da Amazônia Ocidental e do estado do Amapá. O acordo também deverá atender à necessidade de infraestrutura de telecomunicações para a Copa do Mundo de 2014, que terá na capital amazonense, Manaus, uma das sedes dos jogos.
Segundo o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, essa é mais uma ação estratégica do Governo Federal para garantir o acesso ao serviço de internet de melhor qualidade e alta velocidade a baixo custo para a população da Região Norte, “um passo importante para a banda larga na região”, destacou. Acrescentou que esta é uma parceria importante já que a Região enfrenta dificuldades de infraestrutura devido às condições ambientais e preços bem acima dos praticados em outras regiões brasileiras.
Dentre as iniciativas da Telebras para criar infraestrutura para a Região, estão as parcerias com a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) e com os governos do Amazonas e de Rondônia.
A estatal também firmou um Memorando de Entendimento (MOU) com a operadora de telecomunicações TIM para utilizar um par de fibras ópticas de 2.200 km no trecho entre Tucuruí/AP – Macapá/AP – Manaus/AM.